Em 16 de maio de 1994, o pinhalense Yan Razera, um dos principais jogadores do Vasco da Gama, ajudava o time a conquistar o tricampeonato carioca. A conquista foi celebrada com emoção em todo o país, e também em Pinhalzinho.
Segundo o Museu Histórico de Pinhalzinho, na época o Jornal do Brasil destacou a participação de Yan em sua cobertura, registrando inclusive a ligação do atleta para sua mãe, Dona Fátima, direto do vestiário. A chamada foi feita por meio de um telefone celular emprestado por um dirigente do clube.
O trecho publicado no jornal dizia:
“Yan, que perdeu um pênalti com dois minutos de jogo, começou sua festa particular no vestiário. Com o telefone celular de um dirigente, falou com a mãe, Fátima, em Pinhalzinho (SC). ‘Lá em casa a festa já começou e amanhã (hoje) à tarde estou viajando para minha terra.’ Jogadores e dirigentes festejaram o tri até a madrugada no restaurante Vinicius, em Copacabana. ‘Programamos uma série de festejos pelo país inteiro. A torcida nem imagina o que vem por aí’, anunciou Eurico.”