O clube de Balneário Camboriú, que atualmente é líder da Série Prata, está nas quartas de final da Copa SC e nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro de Futsal, anunciou na manhã desta terça-feira (9) o encerramento de suas atividades.
A decisão, de acordo com o comunicado divulgado pelo clube, foi motivada por uma crise financeira da patrocinadora e mantenedora: a plataforma de estilo digital Yeesco, que passa por reestruturação empresarial com recuperação judicial. O fator forçou o fim dos investimentos destinados ao projeto esportivo.
Confira a nota oficial do clube:
“É com profundo pesar que a Yeesco Futsal informa oficialmente o encerramento de suas atividades esportivas no ano de 2025.
Como é de conhecimento público, a equipe conta com uma única patrocinadora e mantenedora: a plataforma de estilo digital Yeesco. Também é de conhecimento geral que a empresa patrocinadora passa, atualmente, por um complexo processo de reestruturação empresarial, estando, inclusive, sob Recuperação Judicial.
Em razão desse cenário de austeridade financeira severa, de forma abrupta, a patrocinadora foi forçada a cessar imediatamente os repasses financeiros destinados ao projeto esportivo, o que inviabiliza a continuidade das operações da equipe. Diante dessa realidade, a decisão de encerrar as atividades da Yeesco Futsal se impôs como a mais responsável e prudente a ser tomada neste momento.
Por mais difícil que seja tomar esta decisão, e por mais difícil que seja compreender tal situação, é importante frisar que este é o caminho mais sensato a ser seguido, uma vez que, com o fim dos repasses financeiros pela patrocinadora, seria de grande irresponsabilidade manter ou tentar manter o projeto ativo, sobretudo pelo alto custo operacional, o que poderia ensejar um acúmulo de passivos e inadimplência com a qual não compactuamos.
Reforçamos que, apesar das dificuldades enfrentadas, não há qualquer pendência financeira com atletas, membros da comissão técnica ou demais colaboradores. Todos os compromissos foram honrados pontualmente até o momento — como sempre ocorreu desde o início do projeto, em janeiro de 2023 — e todos os compromissos firmados com a rescisão dos contratos também serão religiosamente cumpridos.
A Yeesco Futsal agradece imensamente a todos os atletas, membros da comissão técnica, torcedores e parceiros que acreditaram e caminharam junto ao longo dessa jornada. Foram praticamente 3 anos de trabalho, dedicação e conquistas que deixarão um legado positivo e inesquecível para todos. Afinal, neste período a Yeesco Futsal foi:
* Campeã da Copa dos Campeões do RS 2023;
* Campeã da Taça Farroupilha RS 2023;
* Campeã do Gauchão Série Ouro 2023;
* Campeã da Taça Carazinho 2024;
* Campeã do JASC Fase Micro 2025;
* Vice-campeã da Copa RS 2023;
* Vice-campeã da Taça Farroupilha RS 2024;
* Vice-campeã da Liga Gaúcha 2024;
* 3° lugar no Campeonato Brasileiro 2024;
* 5° lugar na Liga Gaúcha 2023;
* 5° lugar na Copa Sul 2023;
* 5° lugar na Supercopa do Brasil 2025;
* 6º lugar na Copa do Brasil 2023.
Além destes feitos relevantes listados acima, a Yeesco Futsal atualmente é líder do Campeonato Catarinense Série Prata, líder da Copa Santa Catarina e vice-líder do Campeonato Brasileiro, o que corrobora o trabalho sério e de grandes resultados.
Outrossim, mesmo diante de gloriosas conquistas nos anos anteriores e de uma atual temporada irretocável, é preciso ter coragem para tomar decisões difíceis, porém racionais, de modo que nada que possa acontecer no futuro apague a revolução construída até aqui.
Com manifestos de um até breve, seguimos acreditando no esporte como ferramenta de transformação e revolução, desejando que logo novos caminhos possam ser trilhados.”
Com a saída da Yeesco das competições, as entidades que organizam os torneios em que o clube estava participando ainda não se manifestaram sobre o assunto.