O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), concluiu na manhã desta quinta-feira (28), a execução de 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Chapecó e Nova Erechim da operação “Cortejo” que visa desarticular um esquema criminoso envolvendo empresários do ramo funerário. A ação que teve início na tarde de ontem, quarta-feira (27), resultando na prisão preventiva de dois empresários. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal e pela Vara Regional de Garantias, ambas da Comarca de Chapecó.
Conforme GAECO, a operação tem o objetivo de apurar a ocorrência de crimes contra a ordem econômica, em razão da possível formação de aliança entre empresários visando o controle regionalizado do setor de atendimento funerário, extorsão mediante o uso de armas de fogo e em concurso de agentes, porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa.
Segundo as investigações, os acusados estariam usando de práticas violentas como extorsão e o uso de arma de fogo, para intimidar concorrentes e criar barreiras à entrada de novos prestadores no mercado funerário local. Os empresários também são suspeitos de controlar os preços e estabelecer monopólios.
A investigação tramita em sigilo de justiça.