Brasil tem cerca de 62,2 milhões de cães e 30,8 milhões de gatos, sendo que aproximadamente 35% vivem nas ruas ou em abrigos
Com o objetivo de promover a guarda responsável e combater o abandono de animais domésticos, o Governo Federal lançou no dia 17 de abril, o programa SinPatinhas, que oferece o cadastro gratuito e online de cães e gatos, com emissão do RG Animal – um documento com número de identificação único e QR Code, que pode ser fixado na coleira do animal.
A iniciativa visa reunir dados essenciais sobre a população pet no país, como número total de cães e gatos, quantidade de animais castrados ou microchipados e sua localização. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, essas informações são fundamentais para a formulação de políticas públicas voltadas à saúde e proteção animal.
O cadastro é voluntário para a população em geral, mas obrigatório para quem utiliza recursos federais, inclusive emendas parlamentares, para ações como castração e microchipagem.
A veterinária Taís Floss, de Pinhalzinho, destaca a importância da medida: “O RG Animal é um passo essencial para estimular a guarda responsável e ajudar no combate ao abandono. Com uma base de dados unificada, será possível criar estratégias de cuidado mais eficientes.”
O sistema está disponível para tutores, ONGs, estados e municípios, basta acessar https://sinpatinhas.mma.gov.br e preencher os dados do tutor e do animal. O registro é único, intransferível e vinculado automaticamente à conta do tutor.