Santa Catarina recebeu nesta quinta-feira (23) o primeiro lote do medicamento Trastuzumabe Entansina, tratamento de última geração para o câncer de mama disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). São ao todo 516 unidades, que devem beneficiar mais de mil pacientes. O investimento do Ministério da Saúde é de R$ 159 milhões.
A boa notícia foi anunciada pelo deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta quinta-feira.
Conscientização e prevenção
“No Outubro Rosa, mês que marca a conscientização sobre o enfrentamento ao câncer de mama, não basta apenas refletir sobre essa enfermidade, mas agir efetivamente no seu combate”, afirmou o parlamentar.
Saretta destacou ainda a recente mudança na diretriz do Ministério da Saúde, que passou a recomendar a mamografia para mulheres a partir dos 40 anos, como um avanço para a saúde pública.
“A nova política nacional permite que mulheres de 40 a 49 anos realizem o exame de mamografia sob demanda, com decisão conjunta entre paciente e profissional de saúde, aproximando o Brasil das recomendações das sociedades médicas internacionais”, explicou.
Para o deputado, a alteração representa “uma vitória da oncologia brasileira”.
“Uma de nossas grandes reivindicações era a inclusão das mulheres dessa faixa etária nos exames preventivos. Vale a pena lutar pelo que acreditamos e pela melhoria da saúde dos catarinenses”, concluiu.








