Em um esforço conjunto para promover a sustentabilidade e a preservação ambiental, o Sicoob Maxicredito e a Escola Reunida Municipal Profª Lydia Franzon Dondoni, de Nova Erechim, estão desenvolvendo dois importantes projetos focados na conservação do meio ambiente e no plantio de árvores. Osmar Antônio da Silva, gerente da instituição no município, comentou que, em comemoração aos 40 anos da cooperativa, o Sicoob está lançando o projeto “Mudar”, cujo objetivo é plantar 40 mil árvores em celebração ao aniversário. A iniciativa visa fomentar a preservação ambiental e conscientizar a comunidade sobre a importância da arborização para as futuras gerações.
Em parceria com o Sicoob, a escola também desenvolve o projeto “Água Se Planta”, que tem como foco a proteção das nascentes e a preservação das matas ciliares. Como parte dessa iniciativa, na sexta-feira, 20 de setembro, mudas de árvores foram entregues aos alunos, incentivando-os a plantá-las em suas propriedades ou em áreas públicas. A professora Inês Rosenbach Feldkircher, uma das idealizadoras do projeto, destacou que o plantio de árvores é uma forma concreta de contribuir para a preservação dos recursos naturais. “Cada criança leva uma muda para casa para plantar com suas famílias e ajudar o meio ambiente. As mudas, que variam entre espécies frutíferas e ornamentais, têm foco tanto na sustentabilidade quanto na beleza das paisagens. A ação também visa conscientizar as crianças sobre a importância das árvores para o equilíbrio ecológico”, explicou Inês.
A aluna Clara Polli Tomasi, reforçou a relevância do projeto: “Com as desmatações que estão acontecendo, acho muito importante a escola plantar árvores. As plantas fornecem oxigênio, purificam o ar, e sem elas, nós nem estaríamos vivos”.