Publicidade

Não esqueça da sua saúde bucal durante o carnaval

Cirurgião Dentista comenta o impacto da folia na saúde bucal e os cuidados que os foliões devem tomar

09 de Fevereiro
Publicidade
Durante o agito do carnaval, muitas vezes os cuidados com a saúde bucal ficam em segundo plano, mas é fundamental estar atento para evitar problemas que podem surgir com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabaco e até mesmo com os beijos durante a folia.

Para entender melhor o impacto do carnaval na nossa saúde bucal e também os cuidados que devem ser adotados, conversamos com o Cirurgião Dentista, Gabriel Arcari.

Você sabia que Cáries são transmissíveis?

Sim, as bactérias que causam as cáries são sim transmissíveis pelo beijo. Mas o dentista lembra que para a cárie se desenvolver não basta apenas essas bactérias estarem presentes na boca. Outros fatores como a falta de escovação adequada e a falta do fio dental em um longo período de tempo devem estar presentes para o aparecimento e desenvolvimento da Cárie. “Logo, se você cuidar da sua higiene oral, não terá o aparecimento de nenhuma cárie”, explica Gabriel.

O consumo excessivo de álcool, tabaco e cigarros eletrônicos

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode desidratar o corpo e reduzir a produção de saliva, que desempenha um papel crucial na proteção dos dentes contra cáries e outros problemas. “Devido a isso, alguns problemas como Cárie, Mau Hálito e sensibilidade podem acabar se desenvolvendo”, comenta o dentista.

Da mesma forma, o tabaco é extremamente prejudicial para a saúde bucal, causando desde pigmentação nos dentes e mau hálito até câncer bucal e periodontite. O uso combinado de álcool e tabaco agrava ainda mais os danos à saúde bucal. “Vale ressaltar que o uso combinado do álcool e tabaco agrava os sintomas em pelo menos duas vezes”, alerta o profissional.

Quanto aos cigarros eletrônicos, embora muitos os considerem uma alternativa mais segura ao tabaco convencional, também apresentam riscos para a saúde bucal. Os compostos químicos presentes nesses dispositivos, quando aquecidos, podem prejudicar a circulação sanguínea na região da boca, levando a problemas como gengivite, retração gengival e sensibilidade dentária, além de aumentar o risco de câncer oral.

Os cuidados básicos

Durante a folia, é essencial manter alguns cuidados básicos com a saúde bucal. Fazer bochechos com água ou enxaguante bucal sem álcool pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças, mesmo que não substitua a escovação. É importante também escovar os dentes adequadamente e usar fio dental para remover restos de alimentos e prevenir o mau hálito.

Vale a pena lembrar

É válido ressaltar que, durante o carnaval, os beijos são comuns entre as pessoas, o que pode aumentar o risco de transmissão de doenças como sífilis, herpes, HPV, candidíase e até mesmo o vírus da gripe. “É claro que para essas doenças passarem de uma pessoa para a outra, é necessário a combinação de alguns fatores específicos, mas um simples beijo, unido a uma má higiene bucal, pode te deixar vulnerável ao aparecimento de problemas”, alerta o dentista.