Publicidade

Sicoob Creditaipu inicia primeira turma do Programa Mulheres Cooperativistas

15 de Setembro
Publicidade

Na última sexta-feira (10/09), o Sicoob Creditaipu iniciou a primeira turma do Programa Mulheres Cooperativistas. Realizado nas dependências da agência de Serra Alta, o auditório amplo e bem ventilado recebeu 31 mulheres que estarão em uma jornada de formação cooperativista e empoderamento feminino. Os andamentos da organização do programa são do Sicoob Creditaipu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/SC.

As boas-vindas foram feitas pelo gerente da agência de Serra Alta, Paulo Roberto Zamingnan e pelo presidente do Sicoob Creditaipu, Carlos Alberto Utzig. “É grande a satisfação em conseguir realizar nossa primeira turma do Programa após momentos turbulentos que passamos com a pandemia. Receber as mulheres neste nos prova que o trabalho social é tão intenso que, mesmo com os seus afazeres, deixaram seus lares para agregar conhecimento e criar vínculos ainda mais fortes com o cooperativismo. Em nome de todo o nosso Conselho de Administração, agradecemos a cada uma que aqui se fez presente”, comentou Utzig.

O programa é composto por quatro módulos, além da Sensibilização (primeiro contato das mulheres com o programa) e a formatura. Ambas as etapas somam 74 horas de treinamento. O principal objetivo é capacitar as mulheres para participarem de forma comprometida no quadro social da cooperativa, além, é claro, de fomentar a importância do protagonismo feminino, expondo termos e dados importantes sobre empreendedorismo cooperativo e liderança.

O instrutor que abriu os trabalhos, Ney Guimarães comenta o que ele percebe com a formação: “é um programa que olha para as pessoas e para o empreendimento cooperativista, ou seja, a cooperativa. Enquanto instrutor e idealizador, o Programa Mulheres Cooperativistas nasceu enquanto possibilidade em oportunizar as associadas ou filhas de associados a formação técnica-humana-cooperativista, a fim de que as participantes compreendam a essência e filosofia cooperativista. E, ao mesmo tempo, sendo provocadas a olharem mais para si mesmas enquanto mulheres protagonistas dentro do sistema cooperativista”.

O próximo encontro será realizado no final do mês de setembro, através do instrutor Eliseu Hoffmann com o módulo de Educação Cooperativista. A formação se estenderá até o final do ano, findando com uma formatura planejada e pensada especialmente para elas.

Publicidade
Publicidade