Cooperativa de energia solar é fundada em Jardinópolis

16 de Maio
Publicidade

Com o objetivo de mitigar as mudanças climáticas por meio de participação ativa e protagonista, buscando um futuro mais justo e responsável com o meio ambiente e as futuras gerações, foi fundada no último sábado (14), a Cooperativa de Energia Solar Regional de Jardinópolis (Coopersolar).

O evento foi realizado no Salão Comunitário e contou com a participação do Deputado Federal, Pedro Uczai (PT), do Assessor Parlamentar, Izair Magri, do Advogado das Cooperativas Catarinenses de Energia Solar, Everson Merino da Silva, além de lideranças e quase 40 sócios fundadores da cooperativa.

Conforme o Presidente da Comissão Organizadora do evento, Antoninho Bevilacqua, no Brasil, iniciativas comunitárias de energia ainda estão dando seus primeiros passos, no entanto, a cada dia estão se tornando mais realidade na vida das pessoas que buscam diversificação energética além da produção de energia de uma forma limpa com o consumo de energia renovável, que é o caso da Coopersolar.

Incentivada pelo Deputado Federal Pedro Uczai, a Coopersolar regional de Jardinópolis é uma das pioneiras de energia solar no estado de Santa Catarina. “As pequenas cidades têm condições de produzir 100% da energia consumida seja nas residências, empresas, indústrias ou espaços públicos. Queremos mostrar para a população nos municípios que é possível produzir e distribuir energia solar, gerando desenvolvimento local e baixando custos na tarifa”, afirmou Uczai.

Ainda conforme o deputado, com a constituição de uma cooperativa de energia solar no município, é possível ver que estamos tendo um importante avanço também no comportamento da sociedade, pois os associados deixam de ser consumidores passivos de energia e se tornam agentes de mudança em relação a diversificação energética, e isso apresenta um movimento para um futuro melhor.

Com 36 sócios-fundadores, a Coopersolar poderá ter uma participação ativa de membros também em municípios vizinhos como, Sul Brasil, Irati, União do Oeste e região.

A presidente eleita da Coopersolar, Dilema Gimenez Skowronski, agradeceu ao Deputado Pedro e a todas as pessoas envolvidas que iniciaram a formação da cooperativa e comentou sobre os próximos passos. “Nos próximos dias estaremos fazendo um estudo juntamente com um engenheiro e escolhendo o melhor local para darmos início à instalação das placas,'' disse.

A energia solar é uma energia limpa e, além disso, é considerada a evolução para o futuro, é pensando nisso que Dilema afirma que os sócios-fundadores e também os futuros sócios podem esperar só coisas positivas da Coopersolar. “É um investimento muito lucrativo e os benefícios não são apenas econômicos, são também sociais e ambientais, que juntos constroem a consciência ambiental coletiva, pois é na cooperativa que as pessoas buscam em conjunto se tornarem agentes de mudança", completou a presidente.