Na manhã desta quinta-feira (26), ocorreu no auditório da ACIP/CDL o Café Palestra com a participação de Karine Knakiewicz, representante do Procon Regional de Pinhalzinho. O evento teve como objetivo principal informar os comerciantes sobre os direitos tanto dos consumidores quanto dos empreendedores, além de esclarecer dúvidas dos presentes.
Karine destacou a importância de educar os comerciantes para evitar conflitos: “Fizemos uma palestra e conversamos com alguns empresários e lojistas do município. Esclarecemos dúvidas comuns, porque o Procon não é contra os lojistas ou empresários. Obviamente, estamos aqui para defender o consumidor, mas também queremos trabalhar com a educação do comércio para evitar litígios e controvérsias. Nosso principal objetivo é fortalecer a relação e aproximar o Procon da comunidade”.
A comarca de Pinhalzinho abrange as cidades de Saudades e Nova Erechim. Consumidores e empreendedores podem entrar em contato com o órgão pelo telefone 3366-6658 ou pessoalmente no prédio da rodoviária.
Suzi Casagrande, gerente da Casa Algas de Pinhalzinho, ressaltou a importância da palestra para os lojistas: “Foi muito esclarecedor, porque muitas vezes achamos que o estabelecimento é obrigado a fazer algo em relação aos clientes. Por sermos uma loja física, a palestra nos ajudou a entender que o direito do consumidor existe, mas também deve ser respeitado até onde começa o nosso direito como empreendedores e lojistas”. Suzi também destacou que a palestra abordou situações em que o cliente pode não estar certo: “Às vezes, o cliente tenta tirar vantagem da loja. Por isso, é importante que cada estabelecimento tenha critérios claros para trocas e compras, a fim de evitar problemas”.