Na manhã desta quinta-feira (26), os alunos da E.E.B. Vendelino Junges receberam a visita do professor Tiago de Macedo e dos alunos da APAE de Pinhalzinho para uma apresentação de capoeira. Esta iniciativa faz parte do projeto “Capoeira Inclusiva”, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e à Cultura.
Durante a apresentação, os alunos da escola cantaram e dançaram, interagindo com os alunos da APAE. A capoeira, além de ser um esporte, promove a consciência corporal e a expressão cultural.
“Na oficina de capoeira da APAE, os alunos aprendem não apenas a prática, mas também a riqueza cultural, folclórica e poética da capoeira. Essa atividade ajuda os alunos a desenvolverem suas potencialidades e a expressarem sua identidade e sentimentos. O que foi legal na interação com os alunos da Escola Vendelino é que a roda de capoeira cria um diálogo entre os participantes, permitindo que cada um se expresse da melhor maneira.
Vivemos em uma sociedade que muitas vezes nos faz sentir inferiores, e a capoeira oferece uma oportunidade de se desafiar, sair da zona de conforto e explorar novas possibilidades. A ideia é incentivar os alunos a se exporem emocionalmente, a se colocarem em situações desconhecidas e a aprenderem com isso. A capoeira é um espaço para que todos possam se sentir à vontade, se arriscar e se desenvolver”, disse o professor Tiago.