No próximo dia 29 de novembro, Pinhalzinho recebe a unidade clínica móvel de castração da Dra. Marina Monetta Dante para mais um mutirão de castrações de cães e gatos. Com mais de cinco anos de atuação e percorrendo diversas cidades de Santa Catarina, o projeto busca controlar a população de animais de rua, além de melhorar a saúde dos pets.
O principal objetivo da castração é o controle populacional, uma medida que contribui para reduzir o número de animais abandonados nas ruas. Estudos comprovam também que a castração precoce tem um impacto positivo na saúde das fêmeas, ajudando a prevenir o câncer de mama: estima-se que 99,5% das fêmeas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença, enquanto 92% das que são castradas entre o primeiro e o segundo cio também são beneficiadas com a prevenção.
Segundo a equipe de castração móvel, além da prevenção de tumores mamários, a castração oferece outras vantagens, como a redução dos comportamentos associados ao cio, prevenção de doenças reprodutivas e diminuição do risco de enfermidades uterinas e ovarianas. No caso dos machos, o procedimento inclui a retirada dos testículos, reduzindo comportamentos agressivos e o risco de doenças relacionadas ao sistema reprodutivo.
A carreta de castração é considerada a maior unidade móvel do tipo no Brasil, com uma estrutura de 19 metros de comprimento. Todos os procedimentos são realizados de maneira minimamente invasiva, com uma incisão de apenas 1 centímetro, mantendo a segurança e a eficiência da castração tradicional, aprovada pela vigilância sanitária estadual e local.
Qual animal pode estar realizando o procedimento
Para realizar o procedimento, os animais devem ter idade mínima de 4 meses e máxima de 9 anos. O pacote oferecido inclui a castração, cone elisabetano, pomada cicatrizante, antibiótico e anti-inflamatório. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, através do número (49) 99927-8356, onde também é possível tirar dúvidas e obter mais informações sobre o mutirão.