O Conselho de Cultura de Pinhalzinho realizou, na noite de ontem, terça-feira (29), uma reunião ordinária, com o objetivo de apresentar ao prefeito eleito, Alessandro Beltrame, os membros do conselho e os proponentes de cultura, além do prefeito poder explanar sobre o plano de governo e as metas para a cultura na próxima gestão.
Alessandro Beltrami, falou sobre seu compromisso com o desenvolvimento cultural de Pinhalzinho. Com experiência no setor empresarial, tendo sido presidente da Associação Empresarial de Pinhalzinho (ACIP), Beltrami comentou sobre o potencial de captação de recursos via Lei Rouanet, destacando que pretende explorar essa possibilidade com as empresas locais. Além disso, ele apresentou como prioridade a finalização do Centro Cultural no Parque Olaria. Segundo ele, o governo atual já destinou R$ 1 milhão para a obra, a meta é que o Centro Cultural esteja pronto para iniciar suas atividades até o final de 2025.
“O conselho, é essencial para a elaboração e execução dos editais culturais, servindo como uma ponte entre o poder público e a comunidade artística. Através das reuniões e discussões, o conselho contribui para que as verbas e recursos sejam aplicados de forma justa e eficaz”, disse o diretor do conselho Bruno Aranha.
Marcos Betu, diretor de cultura do município aproveitou o momento para fazer um balanço das atividades recentes, mencionando os editais viabilizados por recursos federais das leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.
A reunião foi aberta ao público, reunindo tanto os conselheiros titulares quanto membros da sociedade civil e interessados em futuramente estarem sendo produtores culturais. Vagner Bozzetto, conselheiro da área de audiovisual, abordou a importância de manter a transparência e integridade nos processos seletivos de editais. Ele destacou que o conselho enfatiza a necessidade da atuação de pareceristas externos de outros estados para avaliar os projetos culturais, evitando favoritismos e reforçando a lisura nos processos de seleção.