sábado, 7 setembro, 2024
Página InicialPinhalzinhoCooperitaipu realiza treinamento de associados sobre resfriamento de vacas leiteiras

Cooperitaipu realiza treinamento de associados sobre resfriamento de vacas leiteiras

Na quarta-feira, dia 29 de maio, a Cooperitaipu, através do departamento técnico, setor de leite, trouxe para o associado treinamento com o médico veterinário e especialista Adriano Seddon sobre métodos consolidados de resfriamento de vacas de leite.

- Publicidade -

Adriano, pioneiro em compost barn no Brasil, é sócio criador da Cowcooling, junto com o Dr. Israel Flamenbaum, PhD referência mundial em resfriamento com centenas de projetos ao redor do mundo. Objetivo do treinamento foi dar mais ferramentas de organização do trabalho para resfriar vacas de maneira efetiva, garantindo a produtividade e saúde dos animais durante todo o ano.

Conforme Adriano, a imensa maioria das fazendas perde muito dinheiro com o estresse térmico, e dependendo do ano essas perdas podem significar fechar o caixa positivo ou negativo. “Num clima como o nosso, as vacas de alta produção sempre precisam de resfriamento, pois elas produzem muito mais calor do que conseguem mandar para o ambiente. Isso faz com que elas se superaqueçam, o que lhes acarreta uma série de problemas, como diminuição de produção, de eficiência alimentar, problemas sanitários e reprodutivos”, explica ele.

Meu objetivo aqui na Cooperitaipu foi trazer novas informações e reforçar outras sobre como fazer o manejo de Compost Barn e Freestall de forma eficiente para que realmente aja um bom resfriamento das vacas”, destacou Adriano. “Também falei sobre a cama e o cuidado principalmente com a umidade, uso de implementos sobre a cama e sobre as instalações gerais, até sobre padrões de construção dos barracões”, finalizou.

Já Lisandro Buriol, responsável técnico pelo setor de leite da Cooperitaipu, comenta que essa movimentação para trazer novas informações aos cooperados do leite é sistemática, sempre com a finalidade de aumentar a produção e diminuir custos. “Quem participou desse treinamento pode ver que é sim possível fazer com que uma fazenda de leite seja lucrativa durante todo ano, independentemente das mudanças climáticas”, diz.

Sobre a temperatura das vacas, ou, como elas sentem calor ou frio, é só lembrar dessa comparação com o ser humano. Quando uma pessoa sente frio, uma vaca ainda está sentindo calor e quando nós, seres humanos sentimos muito frio, as vacas estão tranquilas.

- Publicidade -
- Publicidade -

🔥 Top da Semana

- Publicidade -

Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Redes sociais

284,000FãsCurtir
51,700SeguidoresSeguir
6,100InscritosInscrever

Leia mais