domingo, 13 outubro, 2024
Página InicialPinhalzinhoEscola de Pinhalzinho representará o Brasil em olimpíada cultural na Argentina

Escola de Pinhalzinho representará o Brasil em olimpíada cultural na Argentina

Os alunos da Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert, de Pinhalzinho, conquistaram a vaga ao vencer a etapa brasileira da Olimpíada Cultural Mbojere. Com isso, a turma do 2º17 ano do Ensino Médio Noturno se classificou para a final da competição internacional, que ocorrerá em Posadas, Argentina, na sexta-feira, dia 13 de setembro.

A Olimpíada Cultural Mbojere, que está em sua terceira edição, é um evento anual destinado a estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de promover e valorizar a cultura regional do norte da Argentina. Este ano, pela primeira vez, a competição incluiu escolas do Brasil e do Paraguai, incentivando um intercâmbio cultural entre os países.

- Publicidade -

O projeto que garantiu a vaga para a escola de Pinhalzinho intitula-se “Nossas Identidades: Pluralidade Cultural em Pinhalzinho”. Desenvolvido pela turma do 2º ano, sob a orientação dos professores Bruno Aranha e Keller Bresolin, o projeto consiste em um ensaio escrito e uma produção audiovisual que exploram as diversas influências culturais presentes na comunidade de Pinhalzinho.

A aluna Hérica Gabieli dos Santos Gonçalves destacou que o projeto foi desenvolvido tanto nas aulas presenciais quanto nas aulas remotas (ANP).

“O que trabalhávamos em sala, o professor Bruno passava para nós nas aulas remotas. Com isso, fomos montando o projeto com base em pesquisas, incluindo visitas ao museu e a observação do quadro de José Marcolino, o arquitinésico. Percebemos a grande diversidade presente na nossa sala e desenvolvemos o projeto a partir disso”.

A apresentação dos projetos finalistas ocorrerá no Instituto Superior Antonio Ruiz de Montoya, em Posadas. A participação da escola de Pinhalzinho neste evento internacional ressalta a qualidade do trabalho realizado pelos alunos e professores.

“Quando o professor Bruno nos informou que havíamos passado para a final, foi uma surpresa para todos. Ninguém esperava alcançar essa fase. Foi muito gratificante saber que conseguimos algo novo para nossa escola e para nós, estudantes”, afirmou a aluna Juciane Vaess Mendes da Cruz.

O professor Bruno Aranha explicou que a Olimpíada Mbojere é realizada há três anos, e ele mantém uma parceria com o Instituto Montoya, em Posadas. “Recebemos a divulgação direcionada para escolas de fronteira do oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e Rio Grande do Sul, mas a competição estava aberta a todo o Brasil. Incentivei meus alunos a participarem e ficamos muito felizes por termos sido selecionados para a fase final. Só a participação em um evento desse porte já é um grande marco para nós”.

Ele também ressaltou a importância da participação dos alunos do ensino médio noturno, que são trabalhadores com jornadas diárias de 8 horas ou mais. “Para eles, foi um grande esforço, mas também uma grande conquista. O projeto não só valoriza a diversidade cultural da nossa região, como representa um marco significativo para os alunos, que estão animados para a viagem e para a oportunidade de trocar experiências com estudantes de outros países.”

Os alunos estão ansiosos para a viagem, já que muitos nunca saíram do Brasil. “Além do aprendizado cultural, o contato com outras escolas e culturas será extremamente enriquecedor”, concluiu o professor.

- Publicidade -
- Publicidade -

🔥 Top da Semana

- Publicidade -

Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Redes sociais

284,000FãsCurtir
51,700SeguidoresSeguir
6,100InscritosInscrever

Leia mais