O município de Pinhalzinho está com aumento de casos de dengue, e quatro bairros estão entre os mais críticos: Panorama, São José, Bela Vista e Pioneiro. Através deste cenário preocupante, algumas ações já foram realizadas, e outras serão tomadas nos próximos dias na cidade e interior.
No dia 11 deste mês, o Comitê Intersetorial da Dengue se reuniu na sala de reunião da prefeitura, com o objetivo de discutir ações para tentar evitar o aumento de casos. E, algumas ações foram e outras serão tomadas ao longo dos dias.
Entre as ações, ficou definido que haverá Fumacê em todas as bocas de lobo do município. A equipe da dengue, juntamente com a vigilância epidemiológica e as agentes de saúde, farão uma força-tarefa. Nesta segunda-feira (22), será feito Fumacê, e vai abranger áreas dos bairros Efacip, Pioneiro e Santo Antônio e uma parte do São José.
A equipe também vai contar com apoio da secretaria de Educação, com a entrega de um checklist para as crianças. Nesta ação, o aluno vai levar para casa, entregar para os pais, para que eles façam o trabalho de verificação em sua casa. Feito isso, a criança vai levar o documento de volta à escola, com a assinatura dos pais.
Também foi iniciado, na semana passada, a força-tarefa. Na quarta-feira, foi trabalhado no Panorama e São josé pela manhã, e à tarde no Bela Vista. Na quinta, o trabalho foi feito dia todo no Pioneiro. Na sexta de manhã, foi feito no bairro Efacip e à tarde no Santo Antônio.
Foi um trabalho com mais de 50 pessoas envolvidas, com orientação à população, eliminação de focos, termo de responsabilidade, som de rua e drone. A ação foi com objetivo de orientar as pessoas quanto a preocupação e cuidado com a dengue.
Claudir Kolet, responsável pela dengue em Pinhalzinho, explica que a equipe estará monitorando os casos. “Estamos acompanhando como vai se movimentar os números da doença. Sentindo a necessidade, na próxima semana, se os números não baixarem, a força-tarefa se mobilizada de novamente”.