De maneira lúdica, educativa e interativa, o projeto “A Turminha da Reciclagem”, sensibiliza crianças e adolescentes sobre questões socioambientais com foco na gestão de resíduos, sustentabilidade e preservação do planeta. Idealizada em 2001 pela Fundação Aury Luiz Bodanese, entidade mantida pela Aurora Coop, a iniciativa busca instigar as pessoas a refletir sobre suas ações e entender as consequências das atitudes humanas no meio ambiente.
Somente em 2024, 22 unidades da cooperativa dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Ceará e Bahia levaram educação ambiental para 3.263 estudantes de escolas públicas e entidades socioeducativas.
Na última sexta-feira (22), no auditório da Aurora Coop Matriz em Chapecó (SC), a Fundação realizou a etapa de avaliação do concurso de desenhos da Turminha da Reciclagem. O auditor interno da Aurora Coop Cleiton Rebellato, o analista ambiental Mateus Potrich e a diretora administrativa da Fundação Sonara Ramos escolheram as seis ilustrações que mais representaram os temas abordados pelo projeto.
“Avaliamos criteriosamente os 24 desenhos, selecionados e conseguimos perceber a dedicação de cada criança em colocar no papel o que aprendeu com a Turminha. Esse projeto – o único com marca registrada da Fundação Aury Luiz Bodanese – tem contribuído para formar cidadãos conscientes e responsáveis, comprometidos com o futuro do planeta”, reiterou Sonara. A diretora administrativa ainda enfatizou a importância da trabalhar de forma interdisciplinar a educação ambiental durante a educação infantil, pois são nesses momentos em que as crianças começam a assimilar conceitos e valores essenciais para a vida em sociedade.
De União do Oeste, a aluna Aluna Tayla do 4º ano da E.R.M. Angelo Soletti foi destaque.