Em Nova Erechim, a história do cãozinho Cachorrão mudou não só a sua vida, mas também a de muitos outros animais, mostrando que sempre existem recomeços. Cachorrão, que era um animal comunitário, foi atropelado em 2023 na BR, e o acidente comprometeu os movimentos das patas traseiras.
Segundo a voluntária do Canil Comunitário Cachorrão e Seus Amigos e que ajudou no resgate, Géssica T. Sabino Secco após ser levado a uma clínica veterinária, logo veio a notícia de que ele precisaria passar por cirurgia. “Infelizmente, a cirurgia não pôde ser realizada de imediato por questões financeiras, os custos eram muito altos. Dias depois conseguimos arrecadar o valor necessário, mas já era tarde: os médicos nos informaram que ele havia perdido todos os movimentos das pernas. Diante disso, começamos uma nova missão: arrecadar fundos para comprar uma cadeirinha de rodas e construir um canil adaptado para o Cachorrão”, relembra. Hoje Cachorrão vive uma vida normal e feliz.
O trabalho voluntário, que já acontecia antes, se ampliou após a construção do canil. Mais de 200 animais foram resgatados, receberam castração, cuidados médicos e encontraram lares cheios de amor. Ao todo, 5 voluntárias dedicam várias horas do dia ao Cachorrão e aos demais companheiros que vivem no espaço.
“E isso só é possível com a ajuda das pessoas que contribuem financeiramente, doando ração e tudo o que é necessário para garantir uma vida melhor para eles. O amor, o carinho e a gratidão estampados nos olhos deles são impagáveis. É o amor mais puro e verdadeiro que existe”, concluiu Géssica.
Doações ao canil podem ser feitas através do pix: cachorraoeamigos@gmail.com