No início da noite deste sábado (20), a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para tempestades severas que devem atingir diversas regiões do estado entre o domingo (21) e a segunda-feira (22).
O aviso inclui risco de chuva intensa em curto período de tempo, ventos que podem chegar a 100 km/h, queda de granizo, alagamentos, enxurradas e até a possibilidade de microexplosões e tornados.
De acordo com o boletim, nas áreas em vermelho do mapa o risco é muito alto para ocorrências como destelhamentos, queda de árvores e postes de energia, além de alagamentos. Nas áreas em laranja o risco é considerado alto, e nas áreas em amarelo o risco é moderado.
A condição climática se deve ao avanço de uma frente fria, que traz instabilidade já a partir da madrugada e manhã de domingo no Grande Oeste e Sul do estado. Durante a tarde, os temporais devem se intensificar nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte catarinense. Na madrugada de segunda (22) ainda há chance de chuva em grande parte do estado, mas ao longo do dia o tempo volta a ficar firme com o afastamento da frente fria.
Recomendações da Defesa Civil:
• Durante os temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
• Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia.
• Em caso de chuva intensa com alagamentos, nunca atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em situações de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Defesa Civil Municipal pelo 199.