Com o intuito de conhecer realidades educacionais em tempo integral, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Erechim, no dia 19 de abril realizou visita técnica no município de Itapiranga, sendo essa uma das ações para dar prosseguimento a implementação da política municipal de educação em tempo integral.
A Secretária de Educação Elaine Kummer Mueller, juntamente com sua Equipe de Apoio e a Direção da Escola Municipal Integral Ludovico Jungbluth, deram importantes informações sobre a trajetória do atendimento em tempo integral no município, bem como puderam fazer a visitação aos espaços e acompanhamos a rotina de atendimento escolar.
O município de Itapiranga deu início ao atendimento Projeto Integral no ano de 2005, de forma facultativa, em que os alunos podiam optar se queriam ou não frequentar o integral, uma vez que optassem pelo integral, a frequência era obrigatória todos os dias.
A partir de 2022, o período integral foi implantado na grade curricular, sendo obrigatório para quem optasse frequentar esta modalidade de ensino.
“A educação em tempo integral nos ciclos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental é um modelo educacional que permite oferecer aos alunos uma formação ampla e eficiente.
Esse projeto pedagógico busca atender à demanda da comunidade escolar e pressupõe a integração de diferentes áreas do conhecimento com propostas interdisciplinares e temas contemporâneos, estabelecendo relações mais estreitas entre o aprendizado e o cotidiano”, explica a secretária de Educação de Nova Erechim Ivanete Bianchi.
Ela ainda inclui que “com o atendimento de tempo integral, o estudante também tem acesso a atividades extracurriculares que complementam o conhecimento adquirido em sala de aula”.