Na tarde de terça-feira (03), a cidade de Águas Frias recebeu uma importante ação voltada para a prevenção da violência doméstica e familiar. A Polícia Militar, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social do município e a Rede Catarina de Proteção à Mulher, promoveu uma roda de conversa com as famílias atendidas pelo Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF).
De acordo com os cabos Amanda e Monguilhott, o principal objetivo do evento foi informar e sensibilizar os participantes sobre questões relacionadas à violência doméstica. Durante a roda de conversa, foram abordados temas como direitos e deveres dos cidadãos, formas de identificar e prevenir situações de abuso, e a importância de buscar ajuda e suporte.
A psicóloga Cheila Dos Santos, que participou do encontro, destacou a relevância das informações fornecidas pelo programa Rede Catarina. Ela enfatizou a necessidade de conscientizar as famílias sobre os diversos tipos de violência, muitas vezes não reconhecidos, e a importância de orientar as mulheres sobre seus direitos e medidas preventivas.
“Todos os dias, somos impactados com notícias de mulheres que foram brutalmente violentadas ou assassinadas por seus companheiros ou ex-companheiros. Na maioria dos casos, as vítimas já vinham sofrendo algum tipo de violência, mas a situação só chega ao nosso conhecimento quando as agressões culminam em feminicídio”, afirmou Cheila.
A psicóloga também agradeceu à Polícia Militar e à Rede Catarina pelo apoio contínuo, destacando o comprometimento dos cabos Amanda e Monguilhott em levar orientação às mulheres da comunidade.