A Secretaria de Saúde de Serra Alta confirmou nesta semana dois casos de dengue no município. O que acende o alerta para que a população auxilie na realização de ações no combate à dengue e a eliminação de locais e objetos que possam acumular água parada, que se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A secretária de Saúde, Neusa Turra Damo, destaca que a prevenção é a melhor maneira para evitarmos que novos casos sejam registrados e pede atenção da população para que evitem o uso de depósitos de água, pois são os principais locais de proliferação dos mosquitos.
Confira algumas ações para combater a Dengue:
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Evite utilizar tanques e demais utensílios para armazenar, e se caso tenham deve ser mantido sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada.
Outro pedido é que a população serraltense realize um pente-fino, uma limpeza em seus terrenos para a eliminação de objetos e entulhos que possam acumular água. Também é solicitado que os locais com construções em andamento que eliminem locais que possam acumular água.