Na última quarta-feira (26), o SESI esteve no município de Nova Erechim para iniciar, na Escola Municipal Professora Lydia Franzon Dondoni, as turmas do programa Maker (Robótica). Durante a apresentação da equipe de professores e pedagogos, os alunos conheceram mais sobre a atuação da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais para os dias atuais, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática conceitos de engenharia, física, matemática e design. Além disso, busca estimular o raciocínio lógico, analítico e crítico, além da criatividade, do trabalho colaborativo e das habilidades de pesquisa científica.

Segundo a diretora da escola, Ieda Pertuzatti, as atividades promovidas pelo SESI buscam assegurar aprendizagens sustentadas pelo potencial das tecnologias. Além disso, envolvem reflexões, ações e o desenvolvimento do pensamento lógico, crítico e criativo, sempre vinculados ao currículo e à aprendizagem dos educandos. A oficina e o suporte do SESI nesses momentos de exploração contribuem para avanços no desenvolvimento integral dos estudantes.
“Atualmente, atendemos a maioria dos municípios que nos procuram. Estamos presentes em cerca de 12 municípios, incluindo Nova Erechim, oferecendo oficinas no contraturno escolar e, em alguns casos, no período noturno, dentro da educação de tempo integral. Em Nova Erechim, especificamente, trabalhamos com dois modelos: uma oficina de robótica dentro da educação de tempo integral e, paralelamente às aulas regulares, oferecemos oficinas de Comunicação e Mídias, Matemática, Ciências e Invenções, além da Robótica”, explicou a supervisora de Educação Continuada do SESI/SENAI na região oeste, Isis dos Anjos.