sexta-feira, 24 janeiro, 2025
Página InicialRegiãoTemporais e chuvas persistentes e volumosas até segunda-feira em Santa Catarina

Temporais e chuvas persistentes e volumosas até segunda-feira em Santa Catarina

Nesta sexta-feira (06), a aproximação de uma frente fria favorece a ocorrência de temporais no estado catarinense, com destaque para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. O período de maior risco ocorre entre o final da tarde e início da noite, quando as tempestades vêm acompanhadas de raios, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos.

Os temporais continuam na madrugada e manhã de sábado (07), afetando todas as regiões. Ao longo do dia, o tempo permanece nublado, com chuva mais persistente e abrangente, especialmente entre o Grande Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Embora o risco associado aos ventos intensos e granizo diminua, aumentam os riscos associados a alagamentos e enxurradas, devido à intensidade e persistência da chuva.

- Publicidade -

No domingo (08) e na segunda-feira (09), os dias seguem marcados por tempo nublado e chuvoso em grande parte do Estado, mantendo o risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas, principalmente nas áreas da divisa com o Paraná, onde a chuva tende a ser mais volumosa, em especial no Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Ao final do evento, nas áreas mais atingidas, são esperados, em média, volumes entre 200mm e 250mm, com pontuais em torno de 300mm. Diante disto, o risco para ocorrências associadas à chuva volumosa, com possíveis impactos hidrológicos e geológicos, é considerado alto. Na área entre as regiões do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, a chuva também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 60 e 80mm, com pontuais em torno de 100mm durante todo o evento. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos e enxurradas.

Os altos volumes de chuva previstos devem causar elevação dos rios na maior parte das bacias catarinenses, entre o final de semana e início da próxima semana. O risco é alto para ocorrências de enxurradas, alagamentos e inundações em todas as regiões destacadas a seguir.

Riscos na bacias hidrográficas

Nas bacias hidrográficas das regiões do Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste há risco alto para ocorrências de inundações graduais, com destaque para a bacia do Rio do Peixe, onde os rios devem atingir níveis de emergência para inundações ao longo do final de semana. Na região do Extremo Oeste e Oeste, há risco de inundação nas bacias dos rios Chapecó, Antas, Irani e Jacutinga. Ainda, nessas regiões o risco é alto para ocorrências de enxurradas, em rios menores, com resposta mais rápida aos volumes precipitados, e em áreas próximas às cabeceiras de bacia. Os modelos hidrológicos indicam elevação também no rio Uruguai, podendo ocorrer extravasamentos em áreas ribeirinhas, porém vale destacar que podem ocorrer variações de acordo com as manobras dos reservatórios da região.

- Publicidade -
- Publicidade -

🔥 Top da Semana

- Publicidade -

Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Redes sociais

284,000FãsCurtir
51,700SeguidoresSeguir
6,100InscritosInscrever

Leia mais