Na tarde da última quinta-feira (11), a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Tigrinhos, realizou operação a fim de resgatar animais vítimas de maus-tratos.
Conforme a Polícia, ela recebeu denúncia informando situação de maus-tratos a animais no interior do município Tigrinhos. Desta forma, a Delegacia de Polícia de Tigrinhos, com apoio da DPCAMI de Maravilha, organizou operação conjunta com a ONG AME BICHO, objetivando resgatar os animais. No local, foram encontrados cerca de 14 cachorros em situação de maus-tratos, apresentando várias escoriações já cicatrizadas, desnutrição severa e infestação por pulgas e bichos-de-pé (conforme laudo veterinário).
Ainda conforme os policiais, os animais de porte pequeno foram submetidos ao método conhecido como CAUDECTOMIA que consiste na retirada total ou parcial da cauda do animal. E alguns machos também apresentavam cicatriz na região escrotal, fruto de castração realizada pelo próprio proprietário dos animais, ou seja, sem o acompanhamento de um médico veterinário.
A prática de cortar o rabo de cachorro foi proibida, ano de 2013, sendo considerada crime.
A pena para maus-tratos contra cães e gatos é de reclusão, de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.
Com apoio da ONG AME BICHO do município de Maravilha, os animais foram resgatados e serão encaminhados para tratamento médico veterinário e esterilização.