No dia 30 de novembro, ocorre em Pinhalzinho segunda edição do recicla do ano de 2024, a campanha tem o objetivo de fazer a coleta e descarte correto de resíduos que não podem ser deixados em lixos convencionais. O evento acontece na Praça Central, das 8h às 12h.
Segundo a organização, o projeto já recolheu mais de 57 mil quilos de eletrônicos, durante as diversas edições do projeto. Além do Recicla Pinhalzinho, os moradores têm à disposição o Ecoponto no Parque da EFACIP, onde podem levar esses materiais entre uma edição e outra do projeto. O serviço de descarte é gratuito, exceto para lâmpadas, que possuem uma taxa de R$ 1,80 por unidade.
“Esta é uma atividade muito positiva, pois recolhemos materiais como eletrônicos, óleo de cozinha usado, eletrodomésticos, vidros e lâmpadas, retirando-os do meio ambiente e evitando que causem danos”, disse o coordenador do Recicla Pinhalzinho, Claudir Kollett.
Claudir aproveitou também pare enfatizar importância ambiental e de saúde do Recicla Pinhalzinho. “Nossa preocupação vai além do meio ambiente; também estamos atentos à dengue. Objetos como televisores, máquinas de lavar e impressoras, quando descartados de forma irregular, podem acumular água parada e se tornar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya”.