Na manhã desta segunda-feira (14), a prefeita reeleita de Cunha Porã, Luzia Vacarin (PSDB), participou do programa Sem Tramela do Grupo A Sua Voz. Indo para o seu terceiro mandato, Luzia foi reeleita com 62,43% dos votos, obtendo uma diferença de 2.341 votos em relação ao segundo colocado, a maior votação da história do município. Ao lado de seu vice, Rafael Augusto Boer, popularmente conhecido como Rafão (PP), Luzia dará continuidade ao seu mandato por mais quatro anos.
Luzia iniciou sua trajetória política há 15 anos, sendo eleita em 2010 como a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita em Cunha Porã. Para ela, a política é uma missão de vida, desafiadora, e sempre incentivando as pessoas a se envolverem na política. Ela também percebeu que a política está sendo vista de forma diferente pela população, que agora olha mais para as ações das lideranças do que para os partidos.
Em relação à sua votação expressiva, ela destacou a superação das expectativas, mesmo com quatro chapas concorrendo. “Quando a gente viu que se montou quatro chapas, o comentário era sobre o risco de perder votos, mas foi o contrário”, afirmou. Ela ressaltou que sua proximidade com a população, ao longo de seus três anos e nove meses de mandato, foi essencial. “Temos uma média histórica em que a cada oito dias entregamos uma obra, um veículo, um serviço ou uma máquina à comunidade”. A prefeita enfatizou a importância de atender às necessidades da população, especialmente no setor agrícola, a principal fonte de renda do município.
Luzia também comemorou o aumento da participação feminina na política, um tema que ela considera de grande importância. “Isso me deixa muito feliz, porque as mulheres nunca quiseram ser mais que os homens, mas sim estar ao lado deles, conquistando juntos”. Ela destacou que, enquanto os homens tendem a resolver problemas de forma mais rápida, as mulheres analisam o cenário como um todo, ponderando cada situação.
Sobre os desafios que enfrentou, Luzia relembrou os ataques sofridos durante sua primeira campanha, quando fez história como a primeira mulher a se candidatar à prefeitura. “Disseram que ‘essa mulher não tem condições de representar o município’ e questionaram como eu iria me portar nos níveis estadual e federal”, recordou. Em resposta, Luzia afirmou: “Uma mulher que consegue comandar uma casa, uma profissão, uma família, consegue o que quiser. Ela só precisa se permitir”, Luzia também destacou que apenas 10% das mulheres no Brasil ocupam cargos de liderança política.
Quanto ao futuro, Luzia ressaltou que não pretende relaxar nesta nova gestão. “A população me cobra para continuar no mesmo ritmo”, afirmou, prometendo trabalhar arduamente para que Cunha Porã continue avançando. “Quem é da casa não quer passar vergonha. Eu não quero que meus pais, minha filha e neta tenham algo negativo para falar, e nós vamos cumprir isso”.
Por fim, Luzia falou sobre os planos para o futuro de Cunha Porã, com foco na atração de novas empresas, investimentos em moradia para trabalhadores e melhorias na educação e no esporte. Ela também ressaltou os avanços no atendimento do hospital municipal, que hoje atende não só Cunha Porã, mas também municípios vizinhos. Para ela, esses investimentos são essenciais para garantir uma melhor qualidade de vida à população.