No mês de outubro de 2024, a APAE de Pinhalzinho deu início ao projeto “Práticas Inovadoras na Promoção da Saúde e Cuidados Integrais à Pessoa com Deficiência”, o qual prevê a contratação de diversos profissionais de saúde para ampliar e qualificar atendimentos com duração de 24 meses. A iniciativa foi viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) – Ministério da Saúde.
O projeto apresenta o valor total de R$ 779.856,01 (setecentos e setenta e nove mil, oitocentos e cinquenta e seis reais e um centavo). Segundo a coordenadora do projeto, Ivanete Weber, o recurso permitiu a contratação de um fisioterapeuta (30 horas semanais), um psicólogo (20 horas semanais), um fonoaudiólogo (40 horas semanais), um assistente social (20 horas semanais) e uma profissional de dança (8 horas semanais). “Com essa equipe, conseguimos aumentar o número de atendimentos e oferecer uma maior regularidade para os usuários, algo que antes era um desafio”, explica Ivanete.
Entre as metas do projeto está a ampliação de 50 vagas de fisioterapia, totalizando 200 atendimentos mensais, além de 65 vagas na fonoaudiologia (260 atendimentos mensais) e 33 vagas em psicologia e assistência social (132 atendimentos mensais em cada área). Também foi implantada uma oficina de danças, que atende 108 alunos semanalmente, alcançando 432 atendimentos por mês. “Escolhemos, como foco, as danças urbanas porque entendemos que ela promove integração e estimulação de forma dinâmica e prazerosa”, destaca a coordenadora.
“Fui contratada para trabalhar com fonoaudiologia em um projeto que integra aromaterapia como ferramenta terapêutica. A ideia é agregar estímulos olfativos ao trabalho com alunos que possuem sensibilidades táteis e olfativas, utilizando aromas familiares, como laranja e café, para promover conexões com o ambiente deles. Aliando texturas e cheiros para explorar conceitos como macio, áspero ou pastoso, sempre mantendo a rotina dos pacientes”, disse a fonoaudióloga, Lamara Tavares.
Além da ampliação de atendimentos aos educandos que já recebem os serviços prestados pela instituição, o projeto também fez andar a fila de espera de pessoas que aguardavam avaliação, sendo que das 41 pessoas que estavam na fila, 12 crianças já foram inseridas no programa de estimulação precoce.
O Programa dará continuidade nos atendimentos no mês de janeiro sem recesso.