sexta-feira, 11 julho, 2025
Página InicialSem categoriaAPAE de Pinhalzinho realiza exposição "Retratos da Inclusão" e Mostra do Conhecimento

APAE de Pinhalzinho realiza exposição “Retratos da Inclusão” e Mostra do Conhecimento

Nos dias 13 e 14 de novembro, a APAE de Pinhalzinho promove a exposição “Retratos da Inclusão” e sua tradicional Mostra do Conhecimento, evento visa demonstrar o trabalho realizado nas áreas de educação, saúde e assistência social. A exposição reúne projetos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano.

“A nossa instituição realiza um trabalho em três áreas de atuação: educação, saúde e assistência social, quem comparecer vai poder observar de perto o trabalho que desenvolvemos em cada uma dessas áreas. É uma forma da comunidade conhecer e valorizar o que é feito aqui”, explica Leoni Cecilia Rachor Busz, diretora da APAE.

- Publicidade -

Os alunos dos municípios de Modelo, Pinhalzinho, União do Oeste, Nova Itaberaba, Águas Frias e Saudades estão visitando a feira e podendo conhecer o trabalho que é realizado na instituição, onde muitos dos alunos são preparados para estarem atuando no mercado de trabalho.

Inserção ao mercado de trabalho

Um dos projetos apresentados é o PROEP, voltado à qualificação profissional dos alunos. “Aqui, ensinamos habilidades para o mundo do trabalho, desde higiene pessoal até a adaptação a um ambiente profissional. Também acompanhamos os alunos inseridos no mercado para garantir que a inclusão seja de sucesso”, detalha Leoni, explicando que assistente social, psicóloga e pedagoga da APAE acompanham de perto o processo de adaptação dos educandos.

Além da preparação para o mercado de trabalho a APAE conta com uma oficina de estamparia, onde é ensinado aos educandos o processo de produção de estamparias de canecas, xícaras, cadernos, camisetas dentre outras coisas. Para aqueles que desejam fazer alguma encomenda pode estar entrando em contato pelo telefone (49) 984345904 ou pelo e-mail oficinadeestamparia@apaepinhalzinho.com.br .

Estimulação precoce

A APAE de Pinhalzinho também realiza um trabalho especializado com a estimulação precoce de crianças. Segundo Simone Spier, coordenadora do serviço de Estimulação Precoce, que atende 68 crianças de 0 a 6 anos, é muito importante realizar a  intervenção precoce, especialmente para crianças com transtorno do espectro autista. “As intervenções precoces são essenciais porque, na fase dos 0 a 6 anos, o cérebro está em desenvolvimento e a neuroplasticidade facilita o aprendizado”.

“Nosso trabalho busca estimular as diferentes áreas de desenvolvimento, para que cada criança atinja os marcos esperados para sua idade”.

- Publicidade -
- Publicidade -

🔥 Top da Semana

- Publicidade -

Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Redes sociais

284,000FãsCurtir
51,700SeguidoresSeguir
6,100InscritosInscrever

Leia mais