Nesta quarta-feira (29), é celebrado o dia mundial dos Boinas Azuis. Mas afinal, o que é um Boina Azui? Para simplificar: são militares que participam ou participaram de Missão de Paz em países onde há guerra.
Claudir Kolet, coordenador da dengue em Pinhalzinho, participou de uma dessas missões em 1996 a 1997, em Angola, na África. “Tive a oportunidade de participar de uma missão em Angola. Onde há um país em conflito, é feito um tratado de acordo de paz, e lá países enviam os boinas azuis para essas áreas de conflitos”, explica.

Na época, foi feito um acordo de paz entras às duas áreas de conflito de Angola, que era o Grupo Rebelde e o Governo local. Kolet permaneceu nesta missão durante 6 meses, representando o Brasil, fazendo parte do Pelotão de Reconhecimento. Neste pelotão, faziam parte 29 combatentes, do 14º RC MEC de São Miguel do Oeste, no pelotão de cavalaria.

Em Angola, estiveram reunidos aproximadamente 35 países. Do Brasil, foram mais de 600 soldados para esta Missão de Paz no país africano.
