quinta-feira, 27 março, 2025
Página InicialSem categoriaDiretor do Sicoob de Pinhalzinho explica sobre as vantagens e cuidados com...

Diretor do Sicoob de Pinhalzinho explica sobre as vantagens e cuidados com o Pix por Aproximação

A partir de fevereiro de 2025, o Pix por Aproximação será liberado para todos os usuários. A nova modernidade é semelhante ao uso com cartões de crédito e débito por aproximação e visa diminuir etapas na hora de pagar as compras. Nesta segunda-feira (04), às 14h em São Paulo, o Banco Central (BC) promove o lançamento da nova ferramenta. O evento irá contar com a participação de Roberto Campos Neto, presidente do BC, e porta-vozes do Google, em uma parceria que visa ampliar o uso do Pix.

O diretor da cooperativa Sicoob de Pinhalzinho, Imar Roque, comenta que a nova tecnologia representa um avanço para consumidores e lojistas, facilitando pagamentos em apenas segundos. Segundo ele, os principais benefícios para os clientes são a praticidade, a segurança e a agilidade, com transações rápidas que dispensam senhas ou QR codes. Para os lojistas, o Pix por aproximação pode significar uma redução de custos operacionais e aumento de vendas, estimuladas pela rapidez e conveniência da modalidade.

- Publicidade -

Cuidados com a nova ferramenta de pagamento

No entanto, junto às comodidades, Roque alerta para os possíveis riscos, como fraudes e golpes, que ainda exigem atenção dos usuários. “A perda ou roubo do celular pode comprometer dados pessoais e financeiros, por isso é fundamental que o dispositivo esteja protegido com senhas fortes e, se possível, autenticação biométrica”, explica. A cooperativa Sicoob já adotou medidas para reforçar a segurança, incluindo limites diários e por transação – que chegam a R$ 200 por operação no Pix por aproximação –, além de um monitoramento constante das transações. Em caso de movimentações suspeitas, as transações são bloqueadas automaticamente.

Para utilizar o Pix por aproximação, os dispositivos móveis precisam ser autorizados junto às instituições financeiras, como explica o Banco Central. Outra medida adotada pelo BC foi estabelecer um teto diário de R$ 1.000 para transações, visando minimizar riscos de golpes em valores mais altos. O Banco Central também orienta os usuários a manterem seus aplicativos atualizados e verificarem regularmente seus extratos bancários.

- Publicidade -
- Publicidade -

🔥 Top da Semana

- Publicidade -

Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Redes sociais

284,000FãsCurtir
51,700SeguidoresSeguir
6,100InscritosInscrever

Leia mais