De 04 a 08 de novembro está ocorrendo em São Paulo no campus da USP, o IV Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. O historiador, Bruno Aranha esteve representando o Museu Histórico de Pinhalzinho no evento que reúne pesquisadores de todo o continente americano.
Segundo Bruno, que foi um dos coordenadores do seminário de pesquisa “Argentina e Brasil em Perspectiva Latino-americana, séculos XIX e XX. Fronteiras, Novas Espacialidades e intelectuais periféricos”, e apresentou a pesquisa intitulada “Uma análise da fronteira Brasil-Argentina a partir dos casos de Pinhalzinho/SC e San Pedro, Misiones”.
“Aproveitei o simpósio para apresentar um dos projetos de pesquisa do Museu Histórico de Pinhalzinho, que faz uma comparação entre Pinhalzinho e a cidade de São Pedro, na Argentina. A ideia é analisar Pinhalzinho dentro desse contexto de fronteira no Mercosul e a importância dessa zona para o comércio entre Brasil e Argentina. O evento e foi uma oportunidade para inserir o museu em discussões nacionais e internacionais, reforçando a presença da entidade em eventos na Argentina, com quem temos convênios e intercâmbios”. Comentou Bruno.