Nesta quarta-feira (14), foi entregue oficialmente ao Museu Histórico de Pinhalzinho, a obra “Memórias em Relevo”, doação do artista e designer William Pacheco. O projeto foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e à Cultura e contemplado no Edital Municipal de fomento à Cultura do Município de Pinhalzinho – 2023/Lei Paulo Gustavo.
O painel, medindo 3,40 m de extensão, é uma representação artística da fotografia “Vila Pinhalzinho – vista da cidade alta”, tirada ao sul da Avenida São Paulo em meados do ano de 1960, e pertencente ao acervo fotográfico do Museu.
A obra busca resgatar esse fragmento do tempo na história de Pinhalzinho, período em que a extração da madeira teve um papel importante na formação das cidades da região. No intuito de propor uma abordagem mais ecológica sem perder o efeito estético da madeira, a obra foi desenvolvida a partir da sobreposição de camadas de MDF que simulam o relevo e profundidade da paisagem através de seus recortes.
A iniciativa de ressignificar uma foto simbólica dos primórdios de Pinhalzinho e transformá-la em obra de arte representa uma oportunidade única para valorizar a rica história deste município e suas contribuições para o desenvolvimento da cultura regional. Segundo William, “ao ressignificar essa imagem histórica, estamos também relembrando a história de indivíduos, comunidades e eventos que moldaram a identidade local.”
Para o historiador do Museu, Bruno Aranha, “a obra de arte naturalmente tem o potencial de se tornar um elemento da memória coletiva da comunidade local, além de ser uma forma de dar vida ao acervo do Museu.”
A obra encontra-se em exposição permanente no Museu Histórico de Pinhalzinho e conta com acessibilidade em braile, audiodescrição e interpretação em Libras em formato digital, disponível no canal do Youtube do Museu