Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, será realizada na Argentina a 38ª edição do Torneio Internacional Carlos Culmey. A cidade-sede principal é Ruiz de Montoya, mas algumas modalidades acontecerão também em Capioví e Puerto Rico. Ao todo, 19 municípios participarão do evento, entre eles nove de Santa Catarina, três do Rio Grande do Sul e quatro da Argentina.
Os municípios catarinenses participantes são Cunha Porã, Cunhataí, Maravilha, Pinhalzinho, Palmitos, Riqueza, Saudades, São Carlos e Caibi. Do Rio Grande do Sul, competem Santo Cristo, Salvador das Missões e Cerro Largo. Já a Argentina conta com as cidades de Puerto Rico, Ruiz de Montoya, Capioví e Monte Carlo.
Marcio Blume, diretor de esportes de Saudades, destacou que a cidade é a atual bicampeã geral da competição. “Vamos fazer o possível para trazer para Saudades novamente o troféu de campeão geral”, afirmou. Ele ainda observou que o torneio apresenta um grande desafio em razão da logística: “Acredito que o público será reduzido por questões burocráticas na fronteira, e alguns municípios estão indo com delegações limitadas.”
“Como a gente também tem o JASC em andamento, então não vamos conseguir participar em todas. A expectativa é boa e a gente vai estar disputando em seis modalidades: futsal masculino, no suíço master, bolão masculino e feminino e bocha masculina e feminina. Então são essas as modalidades que a gente vai estar participando, em torno de 40 atletas que vão estar envolvidas nesse evento”, disse o secretário de Esporte e Cultura de Pinhalzinho Flávio Both.