sexta-feira, 28 março, 2025
Página InicialSem categoriaPinhalzinho participa do encerramento e entrega de certificados do programa Novos Caminhos

Pinhalzinho participa do encerramento e entrega de certificados do programa Novos Caminhos

Momentos de muita emoção foram proporcionados aos participantes das cerimônias de entrega de homenagem às crianças e adolescentes que integraram o Programa Novos Caminhos, em 2024. Na última semana, o evento aconteceu o auditório do Senai de Chapecó. Após, foi servido coffee break comemorativo. A cerimônia certificou 69 acolhidos das comarcas de Chapecó, Abelardo Luz, Coronel Freitas, Cunha Porã, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo, São Carlos, São Domingos, São Lourenço Do Oeste, Xaxim e Xanxerê.

Na ocasião, foram homenageadas as Empresas Cidadãs, que contratam os adolescentes em vagas de estágio, de aprendizagem ou de emprego; as Empresas Amigas, aquelas que contribuíram de alguma forma com os serviços de acolhimento durante o ano; e os Cidadãos Amigos, que são os voluntários que realizaram atividades com os adolescentes em 2024.

- Publicidade -

Neste ano, houve homenagem especial para a Comissão de Apoio do Conselho Gestor da conta centralizada do Poder Judiciário catarinense que beneficia o Programa Novos Caminhos com valores oriundos de penas pecuniárias, através do programa PJ+Social, no qual a Fundação ESAG disputa com projetos inscritos para garantir o atendimento psicológico dos acolhidos de todo o estado.

Em sua fala, a juíza diretora do foro da comarca de Xaxim, Marciana Fabris, representou a Associação dos Magistrados Catarinenses e lembrou que o Programa Novos Caminhos iniciou há 11 anos em Chapecó e hoje foi institucionalizado pelo Conselho Nacional de Justiça para ser aplicado em todo o país. “É uma grande satisfação ver a alegria desses jovens por ter novas perspectivas de vida. É um orgulho para o Poder Judiciário poder concluir mais um ano de aprendizado para eles. E também temos muito a agradecer às empresas parceiras e todos os profissionais, principalmente, os voluntários que trabalham para que o programa dê certo”.

O gerente SESI/SENAI/IEL da FIESC Grande Oeste, Jardel Carminatti, ressalta que, com o passar dos anos, cada vez mais novas empresas aderem ao programa em benefício à independência financeira e intelectual dos participantes. “A adesão é ilimitada. Estamos sempre de portas abertas para empresas que têm vagas para esses adolescentes que não tiveram boas oportunidades até então. O objetivo do Novos Caminhos é encerrar os atendimentos, um dia. Então, precisamos que a rede de apoio funcione sozinha e automaticamente, através de empresários que querem o bem comum oferecendo emprego aos acolhidos”, destacou.

Os planos e sonhos idealizados pelos adolescentes demonstra o êxito do programa e faz valer toda a dedicação dos envolvidos. Uma das jovens participantes, com 17 anos de idade, conta que deseja estudar Direito para ser advogada. “As oficinas são maravilhosas! A cada aula que faço fico mais feliz porque aprendo e desenvolvo mais. É uma maravilha estar aqui. É um sonho que realizei. Com certeza, vai me ajudar no futuro. Quero tudo de melhor para mim!”.

Também estiveram presentes a diretora do foro da comarca de Xanxerê, Marisete Aparecida Turatto Pagnussat; a assistente administrativa da Fundação ESAG, Manon Habcost Machado; representante do Senac Chapecó, Anelise Moura Lemos; representante do Sesc regional, Eduarda Rebelato De Almeida; representante do Centro de Integração Empresa Escola CIEE, Daiana Mattos de Souza.

NOVOS CAMINHOS

O Programa Novos Caminhos viabiliza o processo de desinstitucionalização do jovem que vive em casa de acolhimento, obrigado a deixá-la ao completar 18 anos. O programa atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 214 instituições de acolhimento do Estado por ter seus direitos gravemente lesados. Oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Atualmente, além do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Federação das Indústrias de Santa Catarina e da Associação dos Magistrados Catarinenses, que são os idealizadores, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.

- Publicidade -
- Publicidade -

🔥 Top da Semana

- Publicidade -

Participe do nosso grupo de Whatsapp e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Redes sociais

284,000FãsCurtir
51,700SeguidoresSeguir
6,100InscritosInscrever

Leia mais