Na manhã desta terça-feira (22), na Prefeitura de Pinhalzinho ocorreu a reunião do Comitê Intersetorial da Dengue. O encontro teve como foco apresentar as ações já realizadas no combate à dengue, planejar novas estratégias para a chegada do verão e discutir os casos confirmados na cidade.
Em 2024, Pinhalzinho registrou 517 casos de dengue e dois casos importados de Chikungunya, além de 194 focos do mosquito Aedes aegypti. Segundo Claudir Kollett, responsável pelo combate à dengue no município esses números mostram um cenário preocupante, com um aumento significativo em comparação a anos anteriores. “O combate à dengue é uma responsabilidade coletiva. A colaboração da população é fundamental para eliminar criadouros e depósitos de água parada, que são essenciais para o ciclo de vida do mosquito”.
Os agentes de saúde têm realizado visitas periódicas às residências, com orientações e tratamentos para controle do mosquito. Além disso, a prefeitura tem um canal de comunicação via WhatsApp (991-38-16-17) para facilitar denúncias anônimas sobre focos do mosquito.