O grupo de dirigentes de cooperativas do grupo Aurora, liderados pelo presidente Neivor Canton e acompanhados por dirigentes da Ocesc-Sescoop, chegou à capital do estado de Idaho, Boise, no sábado ao meio-dia.
No domingo, a programação continuou com visita ao Capitólio, uma espécie de centro administrativo do estado, onde trabalham os deputados e senadores estaduais e o governador. Ainda no domingo, o grupo subiu as Montanhas Rochosas e almoçou em um restaurante onde os proprietários são processadores de gado Angus.
No domingo, o grupo ainda visitou um supermercado em Boise para ver como são expostas as mercadorias, a variedade e os preços. A grande variedade de frios e os tipos de cortes e embalagens de carnes observados nessa loja provocaram admiração nos catarinenses e paranaenses.
A programação de segunda-feira começou com uma visita a uma lavoura de lúpulos e a indústrias de cerveja, que mantêm uma espécie de fomento que contempla todo o processo produtivo, desde a plantação do lúpulo até a fábrica da cerveja.
Os cooperativistas têm especial interesse nesse produto como outra alternativa de renda nas pequenas propriedades. O Brasil importa 4.700 toneladas de lúpulo por ano e produz um percentual irrisório, podendo ser uma nova fonte de renda no campo.
Também na segunda-feira, os cooperativistas tiveram uma palestra sobre o mercado americano.
FONTE: Ivan Ramos – direto dos EUA