Entre os dias 6 e 8 de novembro acontece em Balneário Camboriú a apresentação dos projetos de Boas Práticas Municipais, a iniciativa é promovida pela Federação de Consórcios e Associações de Municípios de Santa Catarina. Dentre as 184 propostas enviadas por prefeituras, Associações de municípios e Consórcios públicos, apenas 40 foram escolhidas para o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC) 2024.
Entre as iniciativas selecionadas, destaca-se o projeto educacional de Pinhalzinho “Resgatando Valores”, desenvolvido pela professora e diretora Maria Fátima Silveira, com coordenação pedagógica de Luci W. Defaveri, e o projeto educacional de Nova Itaberaba “Cheiros, texturas e sabores” que foi desenvolvido pela professora Márcia Argenta Lira.
Conheça os projetos de cada município:

Projeto Resgatando Sabores de Pinhalzinho:
Com foco na educação alimentar e na valorização de práticas saudáveis, o projeto busca ensinar, de forma interativa, o valor dos alimentos e o processo de preparo, incentivando o autocuidado e a autonomia desde cedo. As atividades oferecem aos alunos da rede municipal experiências práticas, como o plantio de trigo, visitas a moinhos e a chance de assar batatas em um forno de barro, promovendo um contato direto com o cultivo e a preparação de alimentos. Por meio dessas vivências, as crianças são estimuladas a desenvolver o gosto por ingredientes frescos e receitas caseiras, ampliando sua compreensão sobre alimentação saudável.
Iniciado em 2022, o “Resgatando Valores” atende turmas duas vezes por semana e envolve a comunidade escolar e a Associação de Pais e Professores, com o suporte da Secretaria de Educação. Além de promover hábitos alimentares saudáveis, a iniciativa contribui para o desenvolvimento de habilidades motoras, sensoriais e sociais, incentivando a interação entre as crianças e suas famílias. A inclusão da comunidade no projeto fortalece os laços entre alunos, familiares e a escola, resgatando tradições como a casa campeira e o forno de barro, essenciais para a identidade cultural local.

Projeto cheiros, texturas e sabores de Nova Itaberaba:
O projeto de educação ambiental desenvolvido pela Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, segundo a professora do Núcleo Pedagógico da secretaria municipal de educação de Nova Itaberaba, Juliana Bianchi Gilioli, tem como foco a valorização das plantas medicinais e o resgate do saber popular, promovendo reflexões sobre a importância da biodiversidade e das alternativas naturais para a saúde.
Por meio de atividades lúdicas, práticas agroecológicas e socioambientais, o programa estimula a conscientização sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Além de criar um horto medicinal e uma secadora artesanal para armazenamento adequado dos chás, o projeto proporciona a formação científica sobre as propriedades das ervas medicinais, realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Uma das ações de destaque foi a visita das crianças às casas dos avós, onde conheceram tradições culturais e trouxeram mudas de chás para o horto da escola, fortalecendo o vínculo com o saber ancestral. As atividades incluíram oficinas para a comunidade sobre alimentação saudável e aproveitamento dos alimentos. Também ensinaram a preparação de xaropes, pomadas, spray e travesseiros aromáticos com plantas medicinais cultivadas na escola.