Na sexta-feira (13), alguns alunos da Escola de Educação Básica José Marcolino Eckert estão em Posadas, na Argentina, representando o Brasil e o estado de Santa Catarina na Olimpíada Mbojere. O evento, organizado pelo Instituto Montoya, contou com a participação de 70 projetos, dos quais apenas um era brasileiro e os demais argentinos. Entre os oito projetos finalistas, sete eram da Argentina e um do Brasil.

O professor Bruno Aranha destacou a participação dos alunos no evento, que foi bem recebida tanto pelo público quanto pelos organizadores. Apesar de enfrentarem dificuldades, como o atraso na chegada devido a problemas na fronteira e a necessidade de liberação dos empregos dos alunos, a equipe conseguiu se destacar e ficou em quinto lugar na fase final. Além disso, os alunos realizaram uma homenagem ao colega venezuelano Jean-Pierre e participaram de entrevistas para canais de televisão, jornais e rádio locais.

O evento contou com a presença do governador de Misiones, Hugo Passalacqua, e do secretário de estado de Cultura de Misiones José Martín Schuap, ambos elogiaram o desempenho dos estudantes e destacaram a importância da diversidade, conceito central da Olimpíada Mbojere, que é uma palavra de origem guarani significando diversidade.
