A fase Oeste do concurso Santa Catarina Canta contou com a participação de Sirlei Oracz, de Pinhalzinho, e sua dupla, Dryka Novais, de Bom Jesus do Oeste. Também participaram a cantora Katiúcia Regina, de Maravilha, e as irmãs Nicole e Natalie Seidel Canova, igualmente de Maravilha.
Lançado em junho, o Festival Estadual de Música Sertaneja Santa Catarina Canta tem como objetivo principal descobrir e dar visibilidade a novos talentos catarinenses. O festival foi dividido em várias etapas classificatórias em todo o estado, selecionando cantores para as semifinais e, posteriormente, para a grande final. Na final, serão revelados 18 talentos, divididos entre 12 adultos e 6 crianças, que terão a oportunidade de cantar ao lado do cantor Michel Teló.
A cantora Katiúcia Regina, de Maravilha, participou das três etapas realizadas no Oeste de Santa Catarina. Ela expressou sua surpresa e satisfação com o evento, destacando a importância dessa iniciativa estadual: “Há tempos o governo não promove algo desse porte. A primeira etapa foi uma seleção por vídeo, onde mais de 1.088 foram analisados. Desses, 480 artistas foram selecionados em todo o estado. A segunda etapa foi em Maravilha, nossa fase regional”, explicou Katiúcia, que canta desde os 10 anos. Para ela, o festival é uma oportunidade única: “Participar de um evento assim é fantástico. A gente aprende muito e valoriza os artistas locais, muitos dos quais não têm o reconhecimento ou a visibilidade merecida”.
A pinhalense Sirlei Oracz e sua parceira Dryka Novais, de Bom Jesus do Oeste, também participaram da competição e celebraram o sucesso de sua participação. “Com certeza, somou muito à nossa caminhada”, afirmaram. Para elas, a classificação foi fruto de muito esforço e dedicação. “Era um sonho da nossa dupla. Ensaiamos muito para que isso se tornasse realidade, e conseguimos dar o nosso melhor no palco.” O sentimento que prevalece entre as duas é de gratidão e satisfação: “Fica a experiência e, com certeza, muita gratidão por termos vividos momentos mágicos no palco”.
As irmãs Nicole Luisa Seidel Canova, de 15 anos, e Natalie Emanuele Seidel Canova, de 8 anos, ambas de Maravilha, têm uma trajetória musical que vem de berço. Filhas da dupla Rubiane e Adriano, elas se inspiram nos pais, que as incentivaram a seguir na música. Nicole acompanha os pais desde pequena, enquanto Natalie se envolveu mais recentemente no meio musical.
Na primeira etapa, realizada em Maravilha, as irmãs competiram com cantores de toda a região da AMERIOS e se classificaram para a fase seguinte. Na etapa mesorregional, que ocorreu em Chapecó, o nível do festival se elevou, com a participação de um número maior de crianças e adolescentes. Apesar de não conseguirem a classificação para a fase seguinte, as irmãs fizeram uma linda apresentação.