Na manhã desta terça-feira (29), o programa Sem Tramela recebeu o prefeito eleito de União do Oeste, Everaldo Luiz Casonatto (MDB), acompanhado de seu vice, Tadeu Cuochinski (MDB). A chapa foi eleita com 1.025 votos, e Casonatto aproveitou a oportunidade para comentar sobre seus planos de desenvolvimento para o município.
Casonatto que foi prefeito de União do Oeste por oito anos fala como iniciou sua vida política no ano 2004. “Eu fui candidato a prefeito também e naquele momento não tivemos êxito na eleição. Mas comecei a gostar da política, comecei a me dedicar mais”. Em 2008, ele concorreu novamente e, desta vez, foi eleito, conquistando a reeleição em 2011. Após deixar o cargo, atuou entre 2017 e 2018 na Secretaria de Administração do governo estadual em Florianópolis, onde, segundo ele, pôde adquirir ainda mais experiência administrativa e política, especialmente voltada às necessidades da região oeste do estado.
Ao longo de sua campanha, Casonatto comenta que sempre ouviu as demandas da população, e uma das maiores prioridades para seu próximo mandato será o apoio ao setor agrícola. “Hoje, a nossa economia é 80% agricultura, e as pessoas me pediram que seja investido mais no setor, para dar suporte ao agricultor na produção”, explicou. Ele destacou a necessidade de fornecer infraestrutura e equipamentos para otimizar o escoamento de produtos como leite, suínos, frangos e grãos, que sustentam a economia local. “A prestação de serviço para os agricultores é essencial. O nosso agricultor precisa ter um pátio bom para encostar um caminhão para carregar o leite, os suínos, os frangos. Precisamos de acessos de qualidade para escoar essa produção”.
Além do foco na agricultura, o prefeito listou outros setores prioritários, como saúde, educação, geração de emprego e renda e fortalecimento da indústria. Ele também mencionou a importância de implementar programas de habitação, reconhecendo a multiplicidade de necessidades da população. “São muitas coisas que é preciso fazer, mas estamos trabalhando com todo um planejamento. Queremos planejar o desenvolvimento de União do Oeste de forma programada”.
Neste momento, o prefeito eleito e sua equipe estão em processo de transição com o atual gestor, além de articularem com os partidos da coligação para formar a equipe administrativa que atuará nos próximos quatro anos. “Quem administra o município não é apenas o prefeito; é necessário contar com uma equipe de trabalho eficiente”, destacou o prefeito eleito. Segundo ele, os recursos públicos são limitados e, para que tragam resultados efetivos, é preciso investi-los de forma criteriosa. “Sempre fui um gestor que com pouco, faz muito”,concluiu, ressaltando a importância de uma gestão coesa e organizada para alcançar os objetivos traçados para União do Oeste.