Nesta quarta-feira (06), 1.200 crianças e adolescentes de 62 municípios catarinenses participam do 13º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em Canasvieiras, Florianópolis, para debater os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento, realizado no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, acontece das 8h30 às 16h30 e tem por objetivo conscientizar os jovens sobre a importância dos ODS no cotidiano e no impacto sobre a juventude.
Os vereadores mirins de Santa Catarina, estudantes do Ensino Fundamental com idades entre 10 e 15 anos, tiveram palestras com especialistas na área: Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social, e Mahryan Sampaio Rodrigues, embaixadora da Juventude da ONU. Eles discutiram temas de meio ambiente, direitos humanos e ações climáticas. A partir das oficinas e conferências realizadas durante o ano, os jovens elaboraram sugestões de ações locais, cujas experiências serão encaminhadas à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, também está presente no encontro com a presença de Yasmin Vitória Pesavento, presidente da Câmara Mirim de Pinhalzinho, o presidente da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, Rogério Antônio Bach, e representantes do programa de vereadores mirins do município. A iniciativa, promovida pela Escola do Legislativo da Alesc, visa engajar mais os jovens na política e formar cidadãos conscientes.