Exercitando a cidadania e incentivando a participação dos jovens na política, as escolas do município de Pinhalzinho realizaram, na última segunda-feira (25), as eleições para escolher os novos vereadores mirins. O programa Vereador Mirim tem como principal objetivo incentivar os estudantes a participar do processo legislativo e compreender o papel do vereador na sociedade. Durante o mandato, os pequenos legisladores terão a oportunidade de propor leis, moções, requerimentos e indicações, seguindo um regimento interno.
O presidente da Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, Rogério Bach, destacou que esta edição contou com a participação de 42 candidatos, alunos do 5º ao 8º ano, que, no próximo ano, estarão cursando do 6º ao 9º ano. “O programa é muito importante para a formação cidadã, onde os jovens já estão exercendo a cidadania ao participar ativamente, seja votando, sendo candidatos ou apresentando propostas que buscam um mundo melhor para todos”, destacou Rogério.
No dia 10 de dezembro de 2024, às 18 horas, será realizada a última sessão dos vereadores mirins atuais e, na mesma ocasião, ocorrerá a acolhida com a entrega dos diplomas aos eleitos e suplentes para o mandato de 2025.
“Foi uma experiência muito legal, muito divertida. Aprendemos muito sobre os três poderes e o papel de cada um deles. É algo que recomendo para qualquer pessoa, porque realmente marca a vida da gente”, comentou a vereadora mirim Pollyana Rambo, do 7º ano da EEB Vendelino Junges.
Confira os vereadores mirins eleitos em cada escola:
EEB José Marcolino Eckert: Ronelso Vinicius Segala Filho, Gabriela Olszeski, Wellington França de Andrade.
EEB Vendelino Junges: Giovana Feldmann Bettanin, Pablo Ryan Barão Schorrecke.
EMEF Dom José Gomes: Mizael dos Santos.
EMEF José Theobaldo Utzig: Mateus Henrique de Oliveira Bilibio, Lucas Bernardo Zimmer, João Pyetro Bairros da Rosa.
Centro de Educação Objetivo: Felipe Ricardo Biesdorf Tobin.
APAE: Maria Eduarda Webers.