O município de Águas Frias, terá Wesley Terribile (PL), de apenas 25 anos, como prefeito pelos próximos quatro anos. Eleito com 1.363 votos, Wesley é o prefeito mais jovem do estado. Junto com o vice, Gilmar Gonçalves da Silva (PSDB), ele assumirá o executivo municipal no ano de 2025. Na manhã desta terça-feira (15), ele falou sobre suas perspectivas para a gestão no programa Sem Tramela do Grupo A Sua Voz.
Wesley compartilhou como sua entrada na política foi inesperada, especialmente devido à impugnação da candidatura de seu pai, Gilberto Terribile. “Fomos pegos de surpresa”, disse ele. “Meu pai não fez a desincompatibilização do Conselho de Agricultura, do qual era membro titular.” Diante disso, a família e o partido precisaram agir rapidamente para encontrar um substituto. “Alguns nomes surgiram, mas se escolhêssemos um candidato a vereador, teria que haver outra troca, então decidiram por mim”, explicou.
Quando questionado sobre a possibilidade de se candidatar, Wesley comentou que já havia deixado seu nome à disposição. “Meu pai já tinha falado sobre a possibilidade, e eu pensei: se for para ajudar as pessoas e inovar, por que não me desafiar para uma nova política?”, afirmou. “Se for para ajudar Águas Frias nesses próximos quatro anos, vou me doar pelo povo e entender suas necessidades”.
Sobre a disputa com seu oponente, que já havia sido prefeito do município, Wesley destacou a importância de estar próximo à comunidade. “Trabalho no comércio há bastante tempo, então conheço bem as pessoas. Eu e Gilmar somos acessíveis, e sempre ouvimos muito a população”, disse. “Falamos: ‘Vamos encarar’ e deixamos o povo escolher se queria essa mudança.”
Wesley também mencionou a campanha relâmpago de 19 dias que realizou, visitando praticamente todas as casas do município. “A recepção foi muito boa, e no segundo dia após a troca de candidato, as pessoas já estavam nos apoiando. Isso motivou muito os jovens de Águas Frias”, acrescentou.
Com o lema “Inova Águas Frias”, Wesley pretende trazer mudanças significativas para a cidade, especialmente nas áreas de agricultura, habitação, educação e saúde. “Vamos valorizar o agricultor, já que 75% da renda do município vem da área agrícola”, afirmou. Ele também destacou a necessidade de aumentar a oferta de moradias e investir na educação para que o município cresça. Na saúde, o objetivo é firmar mais convênios e buscar recursos, sempre em diálogo com a população.
Ao falar sobre a campanha e o resultado das eleições, Wesley comentou: “Sempre falo que eleições são complicadas. Até abrir as urnas, não sabemos o resultado. Mas nesses 19 dias, fizemos o melhor possível para visitar as pessoas, e somos eternamente gratos a todos”. Ele acrescentou que pretende governar para todos, sem distinção, e se mostrou consciente da responsabilidade de comandar o município tão jovem. “A ficha já caiu, e sei da responsabilidade. Vou fazer o possível para realizar uma excelente gestão.”
Wesley encerrou a entrevista destacando o desejo de trazer inovação para a política local: “Às vezes, a política fica muito engessada com pessoas que não saem do poder. Mas nós viemos para inovar Águas Frias, trazer novas ideias e ouvir novas pessoas”.